- Área: 800 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Christian Maldonado
-
Fabricantes: Casa Matriz/Tecer, Cassina, Concresteel, Deca, Decameron, Lumini, Micasa, N.didini, Ornare, Ovo, Parquet SP, Securit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao transformar dois andares de um edifício em uma só moradia, tivemos como objetivo valorizar a área externa privativa e dar aos moradores a sensação de viver em uma casa. O projeto envolveu a total transformação da planta original dos dois apartamentos. Convertidos em um duplex, o novo apartamento recebeu um volume cubico para a nova escada, ponto principal da circulação. Instalada em frente à porta de entrada, ele direciona as visitas para os espaços sociais da residência, redistribuídos nas laterais e fundo. O novo arranjo do programa foi pensado para privilegiar a vista para o jardim na lateral e fundo, onde fica a piscina , invertendo o proposto no projeto original do apartamento, antes voltado para a vista da rua.
No térreo, nível do jardim, as quatro suítes do apartamento original foram extintas resultando numa ampla área social, com estar e uma área de convivência com uma cozinha gourmet , que é o ponto de encontro do casal e seus três filhos. Neste andar se encontram também as áreas de serviço e lazer. No piso superior, as áreas da antiga parte social foram incorporadas ~as cinco suítes, privilegiando principalmente o quarto do casal. Combinações entre os revestimentos e cores criam uma atmosfera descontraída nos interiores.
O hall de entrada, inteiramente branco, contrasta com o painel de madeira carvalho que recobre a caixa de escadas de emergência e elevadores do edifício, e com o volume cubico esverdeado da escada privativa. As paredes internas do cubo verde, receberam um detalhe bem contrastante. Assinado com exclusividade pelo designer Albino Papa, o colorido papel de parede foi inspirado nas estampas dos quimonos japoneses.
Na escolha dos moveis, a presença da cor também foi requisito fundamental. No espaço do estar, o mobiliário limita-se ao essencial e é pontuado por peças de design marcante, assinados por designers como Patricia Urquiola, entre outros. A família queria espaços inusitados e alegres, e o uso de cores e a integração dos ambientes internos com jardim e área de lazer tornou esses ambientes bem despojados.